Padre João Afonso da Silva Pires

 

No final do séc. XIX, padre João Afonso investiu em obras públicas como calçamento de ruas, construção de pontes, caiação de muros, capinas e manutenção de obras públicas em Itamarandiba, enquanto prefeito da cidade. Além disso, ele estimulou saraus, a participação do povo, esclareceu as pessoas sobre os seus direitos e trouxe o progresso para uma vila marcada pela mão firme dos coronéis.

As inovações trazidas por Padre João Afonso foram determinantes para o desenvolvimento da cidade de Itamarandiba. Entre outras obras, o Mercado Velho e o calçamento de pedra – sabão das principais ruas da cidade se destacam. Essas obras de infraestrutura deram outra dimensão à nossa cidade.

Se tratando de levar informação às pessoas, padre João Afonso promovia debates e esclarecia dúvidas da população, lembrando a Revolução Francesa que libertou a França do poder absoluto do rei no séc. XVIII. Um século depois esse vento de mudança chegou à Itamarandiba pelas mãos do Padre João Afonso.

Vindo de Diamantina, padre João Afonso tinha ideias novas e buscava integrar a população e torná – la parte decisiva na transformação pela qual a cidade passava. Como homem de letras ele incentivava a leitura e a poesia , além do desenvolvimento estrutural (obras como calçamento de ruas, pontes e construção de prédios públicos), o padre também trouxe o desenvolvimento cultural.

Um fator que também merece destaque no governo de Padre João Afonso é a sua preocupação com os mais humildes. Tanto é que muitas de suas obras tinham como intenção empregar os mais pobres. Pessoas essas que muitas vezes vinham do Nordeste brasileiro fugindo das secas que assolam ainda hoje essa região do país. 

CEVHIC David Pimenta© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode