O Legado de Pavie

  Medicina

 A partir de 1912, após trocar correspondências com o amigo Victor Pauchet, Pavie realizava cirurgias com anestesia local, através do composto novocaína. Hoje em dia, esse composto ainda é largamente utilizada em cirurgias que necessitem de anestesia local, especialmente em procedimentos odontológicos. 

 

O tratamento da hanseníase, até então feito a partir do isolamento dos doentes foi revolucionário: Pavie provou que o isolamento não seria a cura para a lepra, mas sim o tratamento adequado através da biópsia da pele e estudo do bacilo de Hansen. Descobriu - se mais tarde que a hanseníase tem cura e no Brasil a medicação adequada é fornecida pelo Sistema Único de Saúde. 

 

Trocou correspondências com o médico Hermenegildo Rodrigues Villaça, pioneiro no atendimento médico na cidade de Juiz de Fora. Mantinha contato com Hugo Werneck e Borges da Costa, em Belo Horizonte, na Santa Casa e Instituto Radium, respectivamente. Werneck foi o pioneiro do tratamento de tuberculosos em Belo Horizonte, utilizando - se de técnica semelhante a que Pavie utilizou com os leprosos. Borges da Costa e o Instituto Radium de Belo Horizonte representam a primeira sede de estudos e tratamento do câncer no Brasil, recebendo, inclusive a visita de Marie Curie em 1926. Pavie utilizava o rádio no tratamento de câncer de pele em Itamarandiba desde o ano de 1912. Esse elemento ainda é um dos principais no combate ao câncer atualmente.

 

O premiado e conceituado neurocirurgião itamarandibano Sebastião Gusmão revela - se influenciado por Afonso Pavie para seguir o caminho da medicina, tendo inclusive, especializado - se na França e esforçado - se muito para manter vivo o acervo fotográfico e dos aparelhos utilizados por Pavie enquanto médico. 

 

Política

Pavie foi amigo do então deputado federal e prefeito de Belo Horizonte Juscelino Kubitschek, que se referia a Pavie como "médico altamente conceituado com quem me ligo com profunda amizade". 

 

Desenvolvimento urbano

Em 1924, Pavie implementou em Itamarandiba, com equipamentos vindos da França a primeira usina elétrica da cidade. A eletricidade era gerada por tração animal e assim eram alimentados os equipamentos médicos do hospital, maternidade e Santa Casa. Embora utilizemos outras fontes de energia hodiernamente, é preciso relevar esse fato impressionante para o desenvolvimento de Itamarandiba. 

 

Cultura e História

O espírito pesquisador de Afonso Pavie foi transmitido a sua família. Dentre seus filhos destacou - se o historiador e professor Paulo Pavie, grande responsável pela difusão, organização e proteção da história de Itamarandiba. Defensor do potencial econômico e humano da cidade, Paulo Pavie estudou e publicou um livro a respeito da história da cidade, desde suas origens, deixando sementes frutíferas de seu brilhante trabalho. Nós, pesquisadores do Centro Virtual de História e Cultura David Pimenta somos um grande exemplo disso. 

 

Homenagens

O dia 16 de agosto é comemorado em Itamarandiba como o Dia Municipal da Saúde, e é dedicado ao médico Afonso Pavie. Foi criada a Comenda Afonso Pavie, que é dada aos que, sendo ou não filhos de Itamarandiba, contribuíram para o desenvolvimento da cidade e da medicina mineira. Pavie nomeia uma praça da cidade de Itamarandiba, onde o seu busto e uma placa indicam a sua importância histórica.  (Foto: busto de dr. Afonso Pavie - Itamarandiba/MG)

CEVHIC David Pimenta© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode