O que os brasões representam

10/11/2012 16:27

Os brasões são emblemas que podem representar pessoas, famílias, entidades e organizações. 
O brasão de uma família registra os feitos de um membro que se destacou por bravura, tendo sido agraciado por seu Rei em sinal de gratidão.

Os brasões, surgiram na Idade Média, por volta dos anos 1.100, na forma de símbolos desenhados no escudo e serviam para identificar os companheiros de batalha que lutavam por um senhor, tendo acontecido com maior intensidade a partir das Cruzadas.

Durante as cruzadas, os nobres e cavaleiros foram se destacando e cada família passou a ter o seu próprio escudo gerando igualmente o brasão da família. Inicialmente foram elaborados um brasão simples ao qual eram acrescentados elementos (símbolos). Cada símbolo representava alguma passagem ou feito na vida do nobre ou da família. Posteriormente foram sendo criadas regras e conceitos e passou a ser criteriosamente eleborado criando toda uma simbologia muito forte e que prevalece até hoje.

No final da idade média mudaram-se os tipos de batalhas e guerras e os brasões e escudos permaneceram para glorificar e simbolizar a solidez da família.

Praticamente toda família europeia (berço da civilização ocidental) tem um brasão que a identifica. O costume veio para o Brasil durante o Império, por volta de 1800. A corte veio para o Brasil em 1808. O Rei D. João VI concedia aos que se destacavam a utilização de um brasão ou título.

Os brasões de família indicam a origem nobre dos sobrenomes que herdamos de nossos antepassados. 

CEVHIC David Pimenta© 2018 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode