Origem das festas juninas

A festa é uma herança européia que chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses, na época da colonização   (1500/1822). Às tradições, o povo brasileiro acrescentou elementos locais, como: milho, mandioca , quentão , chá de amendoim e o forró.


Das missões francesas (século XIX), o povo brasileiro incorporou a “quadrille” (quadrilha), que é uma dança de pares, característica dos casamentos da França na Idade Média.

 

 

 

Concurso de quadrilhas, em Campina Grande
 

 


Para os católicos, as festas juninas são uma homenagem aos santos com aniversário em junho – Antônio (13), João Batista (24) e Pedro (29). 

A história também registra a existência de festas semelhantes antes mesmo de o Cristianismo virar a religião oficial de Roma (século IV). Na Europa Antiga , os povos faziam festas com danças, comidas e bebidas, para reverenciar o Sol e a chegada do verão. Era a celebração do solstício - momento em que o sol atinge sua maior declinação em latitude, e o dia se torna o mais longo do ano. No hemisfério Norte, ocorre no dia 21 de junho e, no hemisfério Sul, em 21 de dezembro. 
 

CEVHIC David Pimenta© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode